Brazilian weekly magazine 'Scena Muda' reported on its issue no. 1047 of 15 April 1941, the induction of Carmen Miranda into the Pantheon of Hollywood's celebrities on 24 March 1941, even though 'That night in Rio' her first featured movie for 20th Century Fox would only be released in 3 weeks, on 15 April 1941.
Diante de uma entusiasmada multidão, fotógrafos, cameramen e speakers, Carmen Miranda, na noite de 24 de março de 1941, teve as marcas de suas mãos e pés, bem como sua assinatura impressas em cimento, especialmente para esse fim, colocado em frente ao Chinese Theater. E assim Carmen Miranda entrou no panteão dos imortais de Hollywood.
'The Brazilian Bombshell', personagem sensacional de 'That night in Rio' (Uma noite no Rio), obteve uma das maiores honrarias concedidas em Hollywood, quando Sid Grauman convidou-a para deixar suas impressões no cimento, um privilegio reservado apenas aos raros, e somente os maiores artistas cinematográficos.
Acompanhada pelo Dr. Manoel Bento Casado, consul do Brasil nos Estados Unidos, Carmen foi introduzida ao Chinese Theater por Spyros Cardas, gerente do teatro, e George Watters, um dos chefes de publicidade da 20th Century-Fox.
Representantes de associações sul-americanas e latinas, fans, escritores, bem como membros da colonia sul-americana da California, assistiram ao sensacional acontecimento.
Carmen escreveu os seguintes dizeres no cimento: 'To Sid Viva! in the South American Way, Carmen Miranda, Março 24, 1941'.
Uma encantadora speaker anunciou o acontecimento, através de todas estações de radio locais, enquanto representantes da KMTR, gravavam um disco que seria enviado a 100 estações de radio neste país, sendo que para a America do Sul, seria feita a adaptação nas linguas espanholas e portuguesa.
A Fox-Movietone também filmou a cerimonia, que seria apresentada em todos os cinemas do mundo.
A 'cerimônia do cimento' para os artistas de Hollywood é de grande significação, a qual adquiriu tradição através dos anos, desde que se inaugurou o Chinese Theater em maio de 1927, sendo Norma Talmadge a primeira a deixar as impressões de suas mãos e pés, bem como seu autógrafo.
A cerimonia transcorre-se assim: primeiramente isola-se o lugar onde se encontra o cimento fresco, no saguão (hall) do Chinese Theater, com uma grossa corda dourada. Um menino vestido a carater, como chinês, traz numa mesinha-de-rodas, 2 bacias de mármore contendo agua quente, e uma pilha de toalhas, com as quais as estrelas e os astros lavarão suas mãos, pés e rostos, sujos de cimento.
A área onde se encontra o cimento molhado está cercada por uma grade especialmente contruída para esse fim, que é aberta logo que a estrela se aproxima. Pequenos suportes de madeira, cobertos com veludo preto e artisticamente alcochoados, são colocados de maneira a permitir que a estrela fique ajoelhada.
Operários vestidos a rigor, seguram seus instrumentos de trabalho, enquanto que moças em costumes chineses formam um lindo quadro com seus belíssimos trajes de brocado. Os grandes holofotes iluminam todo o teatro, e ouve-se uma deliciosa e suave música ao longe, enquanto que policiais de bom humor, conteem a multidão entusiasmada.
Nessa noite, confirmou-se plenamente a sensacional popularidade de Carmen Miranda. Durante um benefício realizado em prol de um Refugio de Orfãos, no luxuoso cabaret Ciro, em Hollywood, Carmen teve uma das mais calorosas aclamações por parte dos famosos astros cinematográficos, presentes à festa. Ela foi chamada a se apresentar numerosas vezes, e foi vivamente aplaudida.
E finalmente, na 'Cerimônia do Cimento', o publico em geral, reconheceu e consagrou Carmen Miranda como uma das mais promissoras estrelas cinematográficas destes ultimos tempos.
Sid Grauman's father David Grauman was in the entertainment industry since the 19th Century but lost almost everything in the San Francisco earhquake in 1905. They soon relocated to Los Angeles. In 1921, father Grauman died suddenly, never able to see the completion of the Egyptian Theater which about to open.
Sid now working on his own began building the Chinese Theater in 1926 which was opened for a premiere on 18 May 1927. There was a crush of onlookers eager to have a glimpse of both the stars attending and the splendour of the building.
The forecourt still contains the famous celebrity hand & footprints in cement. The tradition began by accident, while the finishing touches were being put on the Chinese Theater. Two versions of the story have been published; one has Mary Pickford as the actress who stepped in the wet cement on her way to see Sid Grauman's new building, and the other credits Norma Talmadge with the misstep.
Grauman decided it was a wonderful way to have a permanent record of the stars, and began inviting selected film personalities to put their hand and footprints in concrete. Grauman himself made the choices; the tradition continued after his death using a secret system for choosing celebrities.
Grauman was not the sole owner of the Chinese Theater, even though it bears his name. His business partners in the venture were Mary Pickford, Douglas Fairbanks and Howard Schenk. Two years after its opening, he sold his share of the theatre to Fox West Coast Theaters, but remained its Managing Director for the rest of his life.
Uma encantadora speaker anunciou o acontecimento, através de todas estações de radio locais, enquanto representantes da KMTR, gravavam um disco que seria enviado a 100 estações de radio neste país, sendo que para a America do Sul, seria feita a adaptação nas linguas espanholas e portuguesa.
A Fox-Movietone também filmou a cerimonia, que seria apresentada em todos os cinemas do mundo.
A 'cerimônia do cimento' para os artistas de Hollywood é de grande significação, a qual adquiriu tradição através dos anos, desde que se inaugurou o Chinese Theater em maio de 1927, sendo Norma Talmadge a primeira a deixar as impressões de suas mãos e pés, bem como seu autógrafo.
A cerimonia transcorre-se assim: primeiramente isola-se o lugar onde se encontra o cimento fresco, no saguão (hall) do Chinese Theater, com uma grossa corda dourada. Um menino vestido a carater, como chinês, traz numa mesinha-de-rodas, 2 bacias de mármore contendo agua quente, e uma pilha de toalhas, com as quais as estrelas e os astros lavarão suas mãos, pés e rostos, sujos de cimento.
A área onde se encontra o cimento molhado está cercada por uma grade especialmente contruída para esse fim, que é aberta logo que a estrela se aproxima. Pequenos suportes de madeira, cobertos com veludo preto e artisticamente alcochoados, são colocados de maneira a permitir que a estrela fique ajoelhada.
Operários vestidos a rigor, seguram seus instrumentos de trabalho, enquanto que moças em costumes chineses formam um lindo quadro com seus belíssimos trajes de brocado. Os grandes holofotes iluminam todo o teatro, e ouve-se uma deliciosa e suave música ao longe, enquanto que policiais de bom humor, conteem a multidão entusiasmada.
Nessa noite, confirmou-se plenamente a sensacional popularidade de Carmen Miranda. Durante um benefício realizado em prol de um Refugio de Orfãos, no luxuoso cabaret Ciro, em Hollywood, Carmen teve uma das mais calorosas aclamações por parte dos famosos astros cinematográficos, presentes à festa. Ela foi chamada a se apresentar numerosas vezes, e foi vivamente aplaudida.
E finalmente, na 'Cerimônia do Cimento', o publico em geral, reconheceu e consagrou Carmen Miranda como uma das mais promissoras estrelas cinematográficas destes ultimos tempos.
Sid Grauman's father David Grauman was in the entertainment industry since the 19th Century but lost almost everything in the San Francisco earhquake in 1905. They soon relocated to Los Angeles. In 1921, father Grauman died suddenly, never able to see the completion of the Egyptian Theater which about to open.
Sid now working on his own began building the Chinese Theater in 1926 which was opened for a premiere on 18 May 1927. There was a crush of onlookers eager to have a glimpse of both the stars attending and the splendour of the building.
The forecourt still contains the famous celebrity hand & footprints in cement. The tradition began by accident, while the finishing touches were being put on the Chinese Theater. Two versions of the story have been published; one has Mary Pickford as the actress who stepped in the wet cement on her way to see Sid Grauman's new building, and the other credits Norma Talmadge with the misstep.
Grauman decided it was a wonderful way to have a permanent record of the stars, and began inviting selected film personalities to put their hand and footprints in concrete. Grauman himself made the choices; the tradition continued after his death using a secret system for choosing celebrities.
Grauman was not the sole owner of the Chinese Theater, even though it bears his name. His business partners in the venture were Mary Pickford, Douglas Fairbanks and Howard Schenk. Two years after its opening, he sold his share of the theatre to Fox West Coast Theaters, but remained its Managing Director for the rest of his life.
I've done it...
Sid Grauman, Charlie Chaplin, Norma Talmadge, Conrad Nagel & Anna May Wong.
Sid Grauman with his own foot & handprints on cement in 1946.
Mary Pickford & Sid Grauman, original owners of the Chinese Theater.
Carmen & Manoel Bento Casado, Brazilian Consul in Los Angeles.
Oh, what a mess!
See? I know how to read and write...
'Week-end in Havana', released on 8 October 1941, was actually Miranda's first Hollywood movie for 'Down Argentine way' Carmen had only sang a few songs in the Fox studio in New York that were later added to the finished product. In this photo Carmen Miranda could be seen at the Metropolitan on screen and just across-the-street at Shubert Theatre in person at Olsen & Johnson's 'Sons o' Fun'.
No comments:
Post a Comment