Wednesday, February 20, 2013

LEILA SILVA

Leila Silva (1960) & José Orlando (1959), were the best-selling acts at Discos Chantecler; Leila shows off her Roquete Pinto in 1961.
Leila & some happy-looking fellows in the same night in 1961, at Teatro Record.
Leila & Nilton Travesso, TV Record's whiz kid in 1960.
Leila & 'titio' Sylvio Caldas in 1961 - Radiolandia n. 356.

Leila Silva foi levada à gravadora California pelo compositor campineiro Denis Brean, o mesmo que lhe sugeriu que mudasse seu nome para Leila Silva. Na California ela gravou um 78 rpm:

TC-1079  Resignação (Plinio Metropolo) / Mentira (Denis Brean-Osvaldo Guilherme) Novembro 1959.
5 January 1960 - nota da jornalista yankee Mary Wynne em sua coluna 'Mary go-round' no Estadão: num animado cocktail oferecido pelos Discos California, na African Boite, no dia 2 Janeiro 1960, foi lançado o 1o. disco da jovem cantora Leila Silva

Leila Silva signs up with Chantecler under the watchful eye of Palmeira, its artistic director; guitar virtuoso Poly would play an important role in Leila's career when he decided to turn 'Não sabemos' into a 'samba-choro' which shot up to Number One at the charts.

CHANTECLER 

Logo em seguida, Leila foi 'descoberta' por Diogo Mulero, o Palmeira da famosa dupla Palmeira & Biá, diretor-artístico da Chantecler, que estava em alta. Leila teve que esperar passar o Carnaval de 1960 para gravar uma versão do próprio Palmeira de um tango alemão sobre o Lago Negro, que em tradução equivocada se tornou 'Mar Negro' (Am schwarzen Meer). O violinista romeno Georges Boulanger a transformara em sucesso mundial de 1938, em gravação da Parlophone. 

239 - Mar Negro (Am schwarzen Meer) Leo Rodi; v.: Palmeira / Irmã da saudade (Portinho-João Pacifico) - Mar.'60

278 - Tango triste (Osvaldo de Souza-Haroldo José) / Sargêta (J.Luna-Clodoaldo Brito) - Junho 1960

319 - Perdão para dois (Palmeira-Alfredo Corletto) / Ansiedade (Ansiedad) (J.E.Sarabia Rodrigues; v.: Palmeira) - Set. '60

362 - Não sabemos (Rubens Caruso) / O amor mais puro (Palmeira)  -  Novembro 1960

380 - Fica mais um pouco (Gentil Castro) - Leila Silva / Não é de nada (Palmeira) canta: José Henrique - Janeiro 1961

429 - Justiça de Deus (Normindo 'Nonô' Alves-Ruth Amaral) / Nossa união (Vicente Clair) - Abril '61

462 - Promessa (Promises) tango (W.White; v.: Teixeira Filho) / Libelo (fox de Cid Magalhães-Alfredo Ribeiro) - Junho '61

508 - Adeus amor (rock-balada de Haroldo José-Eufrasio Borelli) / Na solidão do meu quarto (bolero de Rubens Machado) - Setembro '61

517 - Quando a saudade apertar (samba de Ataide Julio-Osvaldo Aude) / Eu e você (samba de Joaquim Gustavo) - Outubro '61

557 - Vai dar no mesmo (bolero de Edmundo Arias-Teixeira Filho) / Mais uma vez, adeus (balada de G.Aurici-D.Langdon; v.: Teixeira Filho) - Janeiro 1962

612 - Meu amor pertence a outra (Ludwig van Beethoven; adaptação: Teixeira Filho) / O que é que eu faço? (Ribamar-Dolores Duran) - Junho '62

659 - Canção do fim (Make haste my love) (U.Minucci-R.Jaden; v.: Paulo Rogério) / Correio das estrêlas (Denis Brean-Osvaldo Guilherme) - Janeiro 1963

692 - Coração a coração (Archimedes Messina-B.Barrela) / Não diga a ninguém (José Messias) - Mar.'63

725 - Um mal em cada hora (samba de J.Santos) / Recorda (balada de Donida-Mogal; v.: Fred Jorge) - agosto 1963.

CONTINENTAL 

314 - Juca do Bráz (Haroldo José-Romeu Tonelo) / Joguei fora o bilhete (R.Tonelo-H.José) - 1964

336 - Nó de porco (Haroldo José-Romeu Tonelo) / Favela do Vergueiro (K.Ximbinho-Laércio Flores)
'Meu amor pertence a outra' / 'O que é que eu faço' - 1962
Leila assina autógrafos aos fãs na loja do instrumentista Paschoal Mellilo em Santos-SP.
2o. LP de Leila Silva - capa linda, repertório nem tanto.

A carreira de Leila Silva na Chantecler foi mal aproveitada. Parece que tudo acontecia 'por acaso' na gravadora do galinho. Diogo Mulero, o popular Palmeira (de Palmeira & Biá), era o diretor artístico, correspondente ao A&R (Artist & Repertoire) das gravadoras yankees. O que Palmeira falava era ordem, sim senhor.

No início, em 1960, Leila teve sorte, pois gravou 'Mar Negro' (Am Schwarze Meer) um tango alemão vertido pelo próprio Palmeira, que chegou a tocar bem nas rádios de São Paulo, logo seguido por 'Tango triste', dessa vez um tango brasileiro, que tinha sido sucesso no ano anterior com Haroldo José, seu autor. 

O terceiro single de Leila foi 'Perdão para dois', uma balada-guarânia de Palmeira, que tocou muito em São Paulo, enquanto no Rio era a gravação de Cauby Peixoto pela RCA, que emplacava.

Palmeira se empolgou com o sucesso de 'Perdão para dois' e achou que já era hora de lançar um LP. O micro-sulco já estava quase pronto, faltando apenas uma faixa para completar 12 faixas, quando Palmeira perguntou se Leila tinha alguma musica inédita. Leila disse que em suas apresentações ao vivo, gostava de cantar um samba de um técnico-de-som de uma rádio de Santos chamado Rubens Caruso. Palmeira chamou Poly e pediu a ele que acompanhasse Leila nesse samba. Não precisou ouvir duas vezes. Palmeira produziu a gravação de 'Não sabemos', um samba com acompanhamento de violão de 7 cordas, flautas e pandeiro, como se fosse um choro, daí ser classificado como 'samba-choro' no selo do 78 rpm. 'Não sabemos' foi gravada em novembro de 1960. No Natal já estava em 1o. lugar absoluto em São Paulo, tendo conquistado o Brasil inteiro em janeiro de 1961.

O mais irônico de tudo é que, justamente agora que Leila era a 'Rainha da Chantecler', a coisa degringolou de maneira inexplicável. Palmeira não achou um 'follow-up' para 'Não sabemos', e assim desperdiçou um momento importante. Palmeira tentou sambas, mas eles não 'vingaram'. Daí ele achou que estava na hora de gravar outro LP, com um rock-balada na faixa principal. Apesar da capa ser magnífica, 'Quando canta Leila Silva' é uma decepção. 

1961 passou e Leila não emplacou mais nada... Ela se mantinha ocupada cantando seus 'hits' de 1960 em apresentações na TV Record e em excursões pelo interior do país. Na verdade, existe uma explicação, sim. A Chantecler, por ser uma gravadora ainda de médio porte, dependia muito da vontade dos disc jockeys de tocarem seus discos. Para isso a Chatecler oferecia 'parcerias' para DJs de várias rádios de São Paulo. Teixeira Filho era um deles, que trabalhava na Radio Nacional paulista. Paulo Rogério era outro DJ da Radio Nacional que 'emplacava' sucessos com cantores da Chantecler. Daí o nivel de qualidade não ser dos melhores.

Na metade de 1962, eis que Teixeira Filho, da Radio Nacional paulista resolve fazer parceria com Ludwig van Beethoven e Leila grava 'Meu amor pertence a outra', uma linda balada, que tocou bastante em São Paulo, tanto que Leila é premiada com um Chico Viola no final do ano, como um dos discos mais vendidos do ano.

Em março de 1963, Palmeira já tinha deixado a Chantecler para dirigir a Continental, quando a Chantecler lança 'Novamente Leila', sem dúvida o melhor album de sua carreira. Esse micro-sulco gera pelo menos três sucessos.

'O que é que eu faço?', um samba póstumo de Dolores Duran musicado por Ribamar post-mortem, leva Leila ao topo da parada de sucesso no Rio de Janeiro. Logo em seguida, Leila aparece nas paradas cariocas novamente com 'Correio das estrêlas', samba de Denis Brean, seu antigo benfeitor e seu parceiro Osvaldo Guilherme.

Depois do Carnaval de 1963, Leila consegue mais um tento com 'Não diga a ninguém' (Eu já fiz a sua trouxa, só falta o que foi p'ra lavadeira...) um samba de José Messias, um DJ carioca. Essa ultima toca bem em São Paulo também. 

Radiolandia #401, 15 May 1963; 'Novamente Leila' turned out to be Leila's best album ever. 
Leila Silva, em 1961, orgulhosa de seus troféus Roquette Pinto, Chico Viola, Astros-do-Disco etc. 

Em 1964, Leila Silva sai da Chantecler e muda-se para a Continental, onde Palmeira já era o manda-chuva. A mudança dá sorte, pois seu primeiro 78 rpm para a etiqueta dos sininhos vai direto para o 1o. lugar nas paradas de sucesso; 'Juca do Bráz', (fizeram um mal-feito bem feito p'ro Juca do Bráz perder o seu amor, o Juca caiu na arapuca, desapareceu chorando de dor...' um samba-chôro de Haroldo José (o cantor-guarda-civil que estourara em 1959, com 'Tango triste') e Romeu Tonelo, tendo um acompanhamento que lembrava muito 'Não sabemos'. 'Juca do Bráz' torna-se o segundo maior sucesso de Leila e toca em todo o Brasil. Melodia bonita, letra fácil, caiu no gosto popular de imediato e tornou-se um clássico da MPB. Quem não se lembra do Juca do Bráz ou do Juca da Moóca? Se não for o mesmo, tem Juca demais! 

O sucesso de 'Juca do Bráz' em pleno 1964, provava que havia mercado para o choro ou samba-choro no Brasil, mas ninguém continuou nessa linha e tudo ficou como dantes no quartel de Abrantes... e Leila, mais uma vez, não conseguiu emplacar um 'follow-up' a um grande sucesso. Na verdade, poderíamos dizer que esse foi o 'canto de cisne' de Leila Silva em relação a paradas-de-sucesso. Leila continuou a gravar; mudou-se para a RCA Victor, mas nunca lá gravou algo que merecesse destaque. A RCA Victor era conhecida como o 'túmulo do artista'. Todos que alí se mudavam, eram agraciados com muito dinheiro de 'luvas', mas, na maioria das vêzes, não conseguiam sucesso algum, e com Leila não foi diferente.

Leila Silva & Rubens Caruso (on the right) who wrote 'Não sabemos'.
Radiolandia #375, May 1962. Leila lived on Rua Comendador Martins, Vila Matias in Santos-SP. She bought a VW beetle to be able to drive up Via Anchieta to São Paulo any time she needed to sing at a function. 
Radiolandia #401, 15 May 1963. Leila suddenly has to impersonate Sacy Pererê unwillingly... 


Continental extended-play sleeve.
Revista Melodias.
Leila nas páginas da revista Melodias.
As cifras de 'Juca do Braz', aqui chamada de samba-médio, de Haroldo José e Romeu Tonelo, publicadas na revista Melodias de Julho 1964 - dentro do Método de Violão do magnífico Poly (Ângelo Apolônio).
Leila, Edith Veiga & Djalma Pires some time in the late 1960s.

2013

Esterzinha de Souza posa ao lado de Leila Silva durante o lançamento do livro 'A dinastia do Radio' de Thais Matarazzo e Valdir Comegno em 15 Março 2013.
Leila Silva divide um dueto com Silvana em 'Carinhoso' em show na Ordem dos Músicos de São Paulo.
Leila Silva & Silvana cantam 'Carinhoso' de Pixinguinha e letra de João de Barro 15 MAR 2013. 
Raimundo José, Silvana, Leila Silva & Edith Veiga on 15 March 2013.
Leila Silva with Carlus Maximus at Ordem dos Músicos in S.Paulo on 3rd October 2012.

Leila Silva's albums 

CMG-2066 -  Perdão para dois - released in November 1960
CMG-2112 -  Quando canta Leila Silva - 1961
CMG-2142 -  Mais uma vez adeus - 1962
CMG-2209 -  Novamente Leila Silva - March 1963




'Quando canta Leila Silva' 1961.

'Mais uma vez adeus' (Quando a saudade apertar) 1962.
'Goodbye again' (Amaiz-vous Brahms?) released in the USA on 29 June 1961.

PERDÃO PARA DOIS   CMG-2066   1960

1. Perdão para dois - Palmeira-Alfredo Corletto
2. Mar Negro (Am Schwarze Meer) L.Rodi; v.: Palmeira
3. Não sabemos - Rubens Caruso
4. Inteirinha - Luiz Vieira
5. Sarjeta - J.Luna-Clodoaldo Brito
6. Ansiedade (Ansiedad) Jose Enrique Sarabia Rodriguez; v.: Palmeira
7. Saudade distante (Sunset) Grofé; v.: J.Pereira

1. Tango triste - Osvaldo de Souza-Haroldo José 
2. Céu sem estrelas - Mario Faissal 
3. Para que chorar? - Guerra Peixe
4. Diga você - C.G. Fernandez
5. Deixa-me - Luiz Mergulhão-Paulo Aguiar
6. Jura-me (Jurame) - Maria Grever; v.: Capitão Furtado
7. Que será de ti? - Demetrio Ortiz-Maria Teresa Marquez; v. Helio Ansaldo 

QUANDO CANTA LEILA SILVA    CMG-2112   1961

1. Com você - Cesar Macedo
2. Esquece-me - Gabriel Migliori-Helio Prado
3. Libelo - Cid Magalhães-Alfredo Ribeiro
4. Promessa (Promises) - Vernon White; v.:Teixeira Filho
5. Perdão pela minha dor - Waldik Soriano
6. Um minuto de amor - C.G.Fernandez
7. Adeus amor - Haroldo Jose-Eufrazio Boretti 

1. Justiça de Deus - Normindo (Nonô) Alves-Ruth Amaral
2. Altares profanados - Cid Magalhães-Daniel Magalhães
3. Nossa união - Vicente Clair
4. Decisão cruel - Arcenio de Carvalho-Edson Menezes
5. Boite da ilusão - Vicente Ferreira-João Torres
6. Assim como o rio (Almirante)
7. Na solidão do meu quarto - Rubens Machado

MAIS UMA VEZ ADEUS    CMG-2142 - March 1962

1. Não me repitas que irás partir (No me repita que te vas) R.Deben-M.Palos; v.: Teixeira Filho
2. Terna paixão (Tender passion) W.Tura-A.Aleda; v.: Teixeira Filho
3. Orgulho - Rene Bittencourt
4. Eu e você - Joaquim Gustavo
5. Chiu chiu coração - Athayde Julio-Osvaldo Aude
6. Vai dar no mesmo (Me da lo mismo) Edmundo Arias; v.:Teixeira Filho
7. Briga - Normindo (Nonô) Alves-Helio de Alencar

1. Mais uma vez adeus (Theme from 'Goodbye again') G.Auric-D.Langdon; v.:Teixeira Filho
2. Quando a saudade apertar - Athayde Julio-Osvaldo Aude
3. O amor mais puro - Palmeira
4. Espinhos no meu caminho - Mario Vieira-Armando Castro
5. A charanga (La charanga) - M.Rizo-H.David; v.: Teixeira Filho
6. Chorando de saudade - Serafim Costa Almeira-Armando Rosa
7. Coração de cera - Sibira 

NOVAMENTE LEILA     CGM 2209   1963

1. Não diga a ninguém (Eu já fiz a sua trouxa) José Messias
2. Sem brigas - Humberto Silva-Paulo Aguiar-Anisio Pessanha
3. Tanto ciúme - Jose (Jamelão) Bispo-Aledio Americo dos Santos
4. Correio das estrelas - Denis Brean-Osvaldo Guilherme
5. Nosso romance - Cesar Bartolotto-Osvaldo Bartolotto
6. O que é que eu faço? - Ribamar-Dolores Duran 
7. Rotina - Raul Sampaio-Benil Santos 
8. Canção do fim (Make haste my love) U.Minucci-R.Jordan; v.: Paulo Rogerio

1. Coração a coração - Archimedes Messina-Belmiro Barrela
2. Ai de quem - Getúlio Macedo
3. O sonho do rei - Portinho-João Pacifico 
4. Sempre te amei - Rei Santos 
5. Separação - Teixeira Filho
6. Cânticos das cachoeiras - Freitas Martins
7. Não volte, tristeza - Portinho-Heitor Carillo
8. Ao nascer do sol (Cuando calienta el sol) C.Rigual-M.Rigual; v.: Jota Morais

SAMBA E ROMANCE  (Continental-PPL-12.126)    1964

1. Nó de porco - Haroldo José-Romeu Tonelo
2. Favela do Vergueiro - K.Ximbinho-Laercio Flores
3. Guarujá - Antonio Lopes-Candango do Ypê
4. Reinado da boemia - Wilson da Silva Besar
5. Juca do Braz - Haroldo José-Romeu Tonelo 
6. Tá na hora - Rolando Candiano-Paulo Rogerio 

1. Boa noite, filho meu (Kon-ichi was akacham) H.Nakamura-Rohusuke
2. Canção da noite triste - Fernando Dias
3. Sete noites (Siete noches) Roberto Cantoral; v.: Palmeira
4. Perdoe, meu amor - José Di-Michel Butnariu
5. Album de recordações - Osvaldo Cordeiro
6. Meu prelúdio - Waldyr Azevedo-Miriam Barbosa

'Lavadeira tem filho doutor' (Dora Lopes-Zairo Marinoso)  b/w 'Tenho um grande sofrimento' (Clovis de Lima-Teixeira Filho) - Leila Silva at RCA Victor in 1965.

2 comments:

  1. grande edith, leila silva,silvana...meus pais com 13 anos em 1961 amavam muito voces

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado pelo comentário, Abdalla Marmud Habud. Minha intenção é justamente divulgar essa época maravilhosa (1961-1962-1963) que, parece, foi apagada da memória coletiva do País.

      Delete