Sunday, July 8, 2012

MARION 1924-2009

Marion na capa da Carioca de 8 Dezembro 1949.

Marion na Carioca de 2 Fevereiro 1946.


Ao apagar as luzes de 1945 e a figura de Marion - a jovem cantora da Radio Nacional conta sua historia a Mario Flores, em entrevista feita em 31 de dezembro de 1945.


Marion, essa garota interessante que atua na Radio Nacional em agadáveis programs de musica regional. Seu nome verdadeiro é Penha Marion Ozorio Masseran.

Nasceu a 8 Setembro 1924, em São Paulo. Filha de Floriano Peixoto Masseran e Maria Antonietta Ozorio Masseran. Os avós paternos de Marion eram francêses e os maternos portuguêses. Seu pai era violinista da Radio Educadora de São Paulo, nos bons tempos.

Fez seus estudos em vários grupos da capital paulista, sendo o final no Externato São José. Marion dedicou-se ao canto regional e teve como professora a antiga cantora Sonia Carvalho, cunhada do locutor Celso Guimarães. Estreou em programas infantis e pouco tempo depois passou para os programas noturnos, sempre como amadora.

Assis Valente levou-a ao Guarujá, tornando-se, desde então, verdadeira profissional. Nessa temporada foi a interprete das musicas daquele aluado compositor musical e protético.

Um dia, resolveu visitar os pais no Rio de Janeiro, já que em São Paulo residia com os avós. A essa altura, sua personalidade de mulher despontava certo vulto perante o conceito dos homens. Era, antes de tudo, uma artista que desejava romper com o pré-estabalecido nos meios radiofônicos. Fêz um teste para um night-club e foi aprovada sem mais preâmbulos.

Abriu as portas da Radio Tamoyo e aí permaneceu tempo, levando por todos os rincões brasileiros a doçura de sua voz moça e fresca. Venceu, por sua personalidade, as 'muralhas chinesas' da Radio Nacional, onde hoje se encontra.
Marion tem o nome de Penha por ter nascido no dia dessa santa. É solteira e não tem ninguem na fila. Da musica clássica admira Chopin. Dos nossos compositores regionais gosta muito de Ary Barroso, Valzinho, Arivaldo Martins, Ataulpho Alves, Haroldo BarbosaOscar Velande.

Das cantoras é fã de Carmen Miranda, Emilinha Borba, Dalva de OliveiraIsaurinha Garcia.

Vai à praia nadar ou para jogar ping-pong. As vezes pratica natação. Diariamente, em sua ida e volta ao night-club é acompanhada por sua progenitora. Ela é apologista da legenda, 'deixa estar como está para ver como fica'... Gostaria de ser aviadora, mas 'cadê coragem'?

Mais informações sobre MARION

* 8 Setembro 1924  + 18 Maio 2009 in Rio de Janeiro.

A cantora e atriz Marion Penha Marion Pereira, aos 8 anos de idade, participou do programa infantil da cantora Sônia Carvalho, na Rádio Educadora Paulista, e, três anos depois, cantou pela primeira vez em um auditório.

Em 1938, passou Marion a apresentar-se no programa "Tia Chiquinha", na Rádio Tupi de São Paulo.

Mais tarde, o compositor Assis Valente convidou-a para cantar suas composições na boite Guarujá, onde ele atuava. Com o sucesso de suas apresentações, numa viagem ao Rio de Janeiro-DF, Jaime Redondo, diretor artístico dos Cassinos Icaraí em Niterói e da Urca, contratou-a por 4 anos.

Em 1943, Marion assinou contrato com a Rádio Tamoyo e em 1944, Moacyr Fenelon convidou-a para tomar parte em "Tristezas não pagam dívidas", de José Carlos Burle e J. Rui. No mesmo ano Marion foi para a Rádio Nacional, ali permanecendo até 1947, quando seguiu para Buenos Aires, como vedete do Teatro Maipo, apresentando-se durante 5 meses.

Sua primeira gravação foi "Doce Veneno" de Valzinho, Carlos Lentine e Esperidião Machado Goulart, pela Continental.

Marion apareceu em vários filmes da Atlântida, cantando e imitando Carmen Miranda, entre os quais "Segura esta mulher" (1946), "Este mundo é um pandeiro" (1947), "Carnaval no fogo" (1950), " É fogo na roupa"
(1952), todos de Watson Macedo;  "Tira a mão daí" (1956), de J. Rui, e "Garota Enxuta" (1959), de JB Tanko.

Marion morreu no dia 18 Maio 2009, aos 88 anos. Ficou internada uma semana em um hospital particular em Duque de Caxias e foi vítima de falência múltipla dos órgãos. O corpo foi velado na Capela do Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá, onde ela morava desde 2001.



Mafra, Jorge Veiga, Bidú Reis & Marion at Radio Nacional.
Never too old to play with dolls... Bidu Reis and Marion enjoy themselves greatly. 

Marion in 1946 just being gorgeous...


Marion at Revista do Radio in 1951.

No comments:

Post a Comment